Buscar
  • Lucia Teixeira

Exame de sangue fez Ben Stiller descobrir que tinha câncer de próstata.


O ator Ben Stiller revelou nesta terça-feira (4) que foi diagnosticado com câncer de próstata. Durante a participação no programa de rádio americano "The Howard Stern", onde as pautas são sempre humorísticas, ele fez um apelo quanto aos exames preventivos. "Se eu não tivesse feito o teste, que meu médico começou a me pedir aos 46 anos, eu realmente não sei. .. ", disse o ator de 50 anos. "Eu queria falar sobre isso por causa do teste, porque eu sinto que isso salvou minha vida."

O ator se refere ao teste de sangue feito para conferir os níveis de PSA (uma proteína específica produzida pelas células da próstata), caso anormalidades surjam.

A proteína é encontrada em maiores quantidades no sêmen, mas também está presente no sangue do homem. A taxa considerada comum pelos médicos é de quatro nanogramas por mililitro. Quando há um aumento do nível os médicos desconfiam de câncer e podem sugerir a repetição do exame e a realização de uma biópsia da próstata para confirmar o diagnóstico. Planos de saúde costumam cobrir o valor do teste de PSA, mas para quem precisar fazer de forma particular, o exame custa cerca de R$ 115.

Vale lembrar que um exame não substitui o outro e, em alguns casos, mesmo com a taxa normal de PSA, o paciente é diagnosticado com câncer, por isso, o exame de toque é muito importante.

Os testes são de extrema importância. pois o câncer de próstata não produz sintomas nas fases

A realização dos exames de rotina deve começar aos 40 anos para aqueles que têm registros de casos em parentes de primeiro grau, uma vez que o câncer hereditário pode aparecer mais cedo. Para aqueles sem registros, os exames podem ser feitos a partir dos 50 anos.

Fonte: Uol

E se o seu PSA der positivo, qual o próximo passo?

#Examedesangueparapróstata #PSA #Câncerdepróstata

46 visualizações

© 2020 Índice da Saúde da Próstata - phi. Todos os direitos reservados.